- Ano: 2008
-
Fabricantes: Xilofor
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de uma habitação unifamiliar em um condomínio residencial ao norte de Santiago. O entorno que faz fronteira com os 5000 m² do terreno, rodeados em sua maioria por campos de golf e áreas verdes, tem a presença constante da Cordilheira dos Andes, as altas temperaturas do verão e os ventos do sul. Procurou-se incorporar a paisagem no cotidiano da casa, aproveitando a vontade do cliente em passar um período considerável do ano nos espaços exteriores.
O terreno faz fronteira com um parque ao norte, uma rua à oeste e outra ao sul, onde está o acesso principal. A casa está situada na esquina das duas ruas para assim liberar o jardim, dando continuidade com o parque e priorizando as vistas da cordilheira no oriente.
Todos os espaços interiores se organizam em torno dum pátio central de 8 x 8 m que percorre parte do terreno e o incorpora na casa. Delimitado pela laje de cobertura, esse pátio abre sua fachada norte para projetar a vista até o jardim. Um terço da superfície é atravessada por um espelho d'água que reforça esta perspectiva através de uma varanda coberta.
As áreas públicas participam constantemente do pátio, do acesso principal até o estar, articulando os serviços para o oeste. Na fachada leste, uma parede de pé direito duplo fecha controladamente a área privada sem perder sua participação com o pátio e acompanha a subida até o quarto principal. Dali, se tem acesso a uma ampla varanda coberta que domina a paisagem, onde a churrasqueira e a piscina estão localizados a uma certa distância aproveitando o terreno em toda sua extensão.
Algumas paredes perimetrais se prolongam para dirigir as vistas e fechar a casa para os ventos e ruas vizinhas. As lajes também se estendem como beirais para proteger as janelas do sol e cobrir as varandas. Estes elementos arquitetônicos radicalizam a abertura dos espaços internos aprofundando sua presença a partir do exterior.